Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Aleitamento Materno

Amamentar é a forma natural de alimentar o ser humano em seus primeiros meses de vida. O aleitamento oferece nutrientes adequados às condições digestivas e metabólicas do bebê, protege contra micro-organismos patogênicos, cria uma relação forte entre mãe e filho e reduz as chances do aparecimento de alergias.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza a amamentação exclusiva até o sexto mês e aleitamento materno com alimentos complementares até 2 anos ou mais de idade.
Acesse Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 anos para conhecer os “Dez Passos para uma Alimentação Saudável”.
Alguns mitos e crenças populares acompanham a amamentação e é importante que eles sejam esclarecidos:

Amamentar faz os seios caírem
Durante a gestação e lactação é importante o uso de sutiãs adequados para prevenir esse problema. Ganho de peso apropriado e técnicas adequadas de amamentação ajudam a abrandar as mudanças no tamanho e forma dos seios.


Meu leite é fraco
Não existe leite fraco, a composição do leite, mesmo na presença de desnutrição leve e moderada, é a mesma, sendo capaz de nutrir o bebê nos primeiros 4 a 6 meses de vida.


Meu leite não sustenta o bebê e ele chora, pois está com fome
Nem sempre o choro do bebê é por fome. O choro é a forma como o bebê se comunica e pode significar sono, desconforto térmico, cólica e até a necessidade de um pouco mais de carinho!


As mães lactantes devem estar atentas a substâncias que podem ser transferidas para o leite, o álcool e a nicotina além de reduzirem a produção de leite podem intoxicar o bebê. A cafeína, encontrada no café, refrigerantes e em alguns medicamentos pode causar hiperatividade apenas se consumida em excesso. Chocolate, leite de vaca, glúten (a proteína da farinha de trigo e  de outros cereais) e ovo, são alimentos que podem desencadear alergia, porém só devem ter seu consumo diminuído ou retirado da alimentação em casos de alergia da mãe ou história familiar, com planejamento adequado da dieta materna para evitar deficiências nutricionais devido a exclusão desses alimentos na dieta materna.

É importante manter os hábitos saudáveis cultivados durante a gravidez, gorduras do “bem” como as do abacate, azeite, castanhas, sementes e peixes serão mais adequadas nessa fase do que as gorduras provenientes de  frituras e de leite e derivados integrais. A fome que naturalmente acontece na maioria das mulheres que amamentam pode ser aliviada pelo consumo de lanches nutritivos, tais como, vitaminas de frutas, com leite ou iogurte, torrada, biscoito ou pão de preferência integrais com queijo tipo minas, cottage ou ricota e barrinha de cereais. Esses pequenos lanches podem ser feitos entre as mamadas.

Consumir líquidos além do determinado pela sede não aumentará o volume do leite, os hormônios envolvidos no processo da produção do leite provocam a sensação de sede, e esse mecanismo deve ser respeitado. Observe a cor de sua urina, ela deve estar bem clara, sinal que a quantidade de líquidos ingerido está adequada.

Em caso de alergia a algum alimento ingerido pela mãe as fezes do bebê podem ficar alteradas, pode haver reações cutâneas ou respiratórias. Nesses casos o pediatra deverá ser consultado.


A amamentação é a prática mais saudável de alimentação do lactente, devendo ser promovida, protegida e apoiada !









terça-feira, 24 de julho de 2012

25


Amanhã é 25, dia da novena da Santa Gravidez de Nossa Senhora! Se você está acompanhando a novena, segue a oração:

“Ó Maria, virgem Imaculada, Porta do Céu e causa da Nossa Alegria,
Respondendo com generosidade ao Anúncio do Arcanjo São Gabriel, Vós pudestes dar curso ao plano de Deus para nossa salvação. Vós fostes, pela Providência Santíssima desde toda a eternidade, constituída morada digna do Filho de Deus Encarnado. Pelo vosso “sim” e fidelidade ao Pai celeste, o Espírito Santo teceu em vosso ventre Jesus, nosso Senhor e Salvador.
Eis que desejando que o Filho de Deus que quis nascer em Vós, nasça também em meu coração e conceda-me o perdão de meus pecados, prostro-me aos vossos pés e vos imploro, com todo o fervor de minha alma, que vos digneis alcançar-me, do vosso Filho, a graça que tanto necessito… (colocar a graça)
Ouvi minha súplica, ó Virgem Santíssima, Vós que, perante o trono da Graça, sois a “Onipotência Suplicante”, enquanto vou meditando, com reverência e filial afeto, todos os momentos de dor e de alegria, de desolação e de providência, que vos acompanharam em vossa bendita e singular Gestação, na qual trouxestes em vosso ventre por nove meses o Filho do Deus Altíssimo.
Amém.”


Se você não conhece essa novena, visite aqui.

Que Nossa Senhora nos abençoe e passe na frente de todas as nossas necessidades!

terça-feira, 10 de julho de 2012

Suplementos x Anabolizantes


A notícia da hora é sobre o alerta da ANVISA sobre o consumo de suplementos alimentares que podem causar graves danos à saúde. Muitos deles são comercializados irregularmente no país, sem terem passado por nenhum tipo de avaliação de segurança, como é o caso do Oxielite Pro, suplemento alimentar fabricado por empresa desconhecida que possui a substância dimethylamylamine (DMAA) na composição, um estimulante que ajuda a emagrecer e aumenta o rendimento atlético, objeto de desejo de muitos(as) jovens que desejam construir um corpo musculoso com resultados rápidos, sem levar em consideração os riscos do consumo dessas substâncias. 
A agência aponta que esses produtos contêm ingredientes que não são seguros para o uso em alimentos, como estimulantes e hormônios além de substâncias com propriedades terapêuticas, que não podem ser consumidas sem acompanhamento médico.

“Os agravos à saúde humana podem englobar efeitos tóxicos, em especial no fígado, disfunções metabólicas, danos cardiovasculares, alterações do sistema nervoso e, em alguns casos, levar até a morte”, alerta o órgão.

A ANVISA também orienta como evitar o uso de suplementos alimentares não autorizados no país:
Promessas milagrosas e de ação rápida, como “Perca 5 kg em 1 semana!”;
Indicações de propriedades ou benefícios cosméticos, como redução de rugas, de celulite e melhora da pele;
Indicações terapêuticas ou medicamentosas, como cura de doenças, tratamento de diabetes, artrites e emagrecimento;
Uso de imagens e/ou expressões que façam referência a hormônios e outras substâncias farmacológicas;
Produtos rotulados exclusivamente em língua estrangeira;
Uso de fotos de pessoas hipermusculosas ou que façam alusão à perda de peso;
Uso de panfletos e folders para divulgar as alegações do produto como estratégia para burlar a fiscalização;
Produtos comercializados em sites sem identificação da empresa fabricante, distribuidora, endereço, CNPJ ou serviço de atendimento ao consumidor.
São recomendações da agência para quem usa ou pretende consumir suplementos alimentares:
Solicite auxílio de um nutricionista ou médico para a identificação de produtos seguros e regularizados;
Desconfie se o produto for “bom demais para ser verdade”.

Ter um corpo definido e emagrecer nem sempre é rápido ou fácil, principalmente de forma saudável;

Fonte: Bem Estar

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Ervas aromáticas


Por dentro dos temperos – Parte II

As ervas aromáticas podem ser facilmente cultivadas em canteiros ou em vasos. Esse vídeo nos dá dicas interessantes de como plantá-las, a forma correta de colher cada tipo de erva e uma receitinha bem prática com diferentes ervas, em uma mistura de dar água na boca...




Aipo, também conhecido como salsão, possui sabores e aromas diferentes de acordo com sua variedade: aipo-branco, tronchudo, rábano, gigante e ainda o salsão-de-cabeça.


Sopa de Cenoura e Aipo
Ingredientes
 1 cebola média picada 
4 cenouras grandes picadas
3 talos de aipo picados
2 beterrabas pequenas picadas
2 pitadas de sal
2 folhas de louro
1 xíc. (chá) de salsa fresca picadinha
4 xíc. (chá) de caldo de galinha caseiro
Modo de preparo
Numa panela grande, coloque a cebola, a cenoura, o aipo, a beterraba, o sal, as folhas de louro e a salsa. Se desejar, acrescente pimenta-do-reino a gosto. Cubra com o caldo de galinha, espere ferver. Deixe ferver por aproximadamente 45 minutos, até que os legumes fiquem tenros. Remova as folhas de louro. Se desejar, bata tudo no liquidificador ou deixe em pedaços.
Fonte: Boa Forma

Alecrim, com aroma forte e delicioso, é muito utilizado na culinária, na farmácia e em perfumaria, devido aos diversos princípios ativos que contém. Combina com aves ou carnes, além de sopas, molhos e batata.
Batata Rústica
Ingredientes
4 batatas grandes cortadas em rodelas
Azeite de oliva extra virgem
Sal a gosto
5 ramos de alecrim desfolhado
10 folhas de sálvia rasgadas
Modo de preparo
Coloque as batatas em um refratário, regue com o azeite, tempere com o sal e as ervas. Leve para assar em forno pré-aquecido por 15 minutos ou até as batatas ficarem douradas.

Cebolinha verde e cebolinha francesa, juntamente com a salsa, fazem parte do cheiro-verde. Fonte de vitaminas A e C é um tempero muito saboroso em omeletes, sopas, molhos, legumes cozidos, bolinhos, saladas e em pastas de queijos minas ou ricota, deixando os sanduíches mais nutritivos e saborosos.



 Pasta de Cebolinha
Ingredientes
100g de queijo cottage
50g de queijo parmesão
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
Azeite extra virgem
Modo de Preparo
Misture os ingredientes e regue com azeite. Sirva com pão ou torradas.
Fonte:Caras


Saiba mais sobre as propriedades desses alimentos em Plantamed 


 continua...