Pesquisar este blog

domingo, 24 de junho de 2012

Novena da Santa Gravidez


Amanhã é dia 25, se você está acompanhando a novena da Santa Gravidez de Nossa Senhora, segue a oração.


“Ó Maria, virgem Imaculada, Porta do Céu e causa da Nossa Alegria,
Respondendo com generosidade ao Anúncio do Arcanjo São Gabriel, Vós pudestes dar curso ao plano de Deus para nossa salvação. Vós fostes, pela Providência Santíssima desde toda a eternidade, constituída morada digna do Filho de Deus Encarnado. Pelo vosso “sim” e fidelidade ao Pai celeste, o Espírito Santo teceu em vosso ventre Jesus, nosso Senhor e Salvador.
Eis que desejando que o Filho de Deus que quis nascer em Vós, nasça também em meu coração e conceda-me o perdão de meus pecados, prostro-me aos vossos pés e vos imploro, com todo o fervor de minha alma, que vos digneis alcançar-me, do vosso Filho, a graça que tanto necessito… (colocar a graça)
Ouvi minha súplica, ó Virgem Santíssima, Vós que, perante o trono da Graça, sois a “Onipotência Suplicante”, enquanto vou meditando, com reverência e filial afeto, todos os momentos de dor e de alegria, de desolação e de providência, que vos acompanharam em vossa bendita e singular Gestação, na qual trouxestes em vosso ventre por nove meses o Filho do Deus Altíssimo.
Amém.”

Se você não conhece essa novena, visite aqui.

Que Nossa Senhora nos abençoe e passe na frente de todas as nossas necessidades!

Redes Sociais


As redes sociais estão repletas de dicas interessantes sobre nutrição, geralmente em figuras, ilustram muito bem as recomendações para uma alimentação saudável. Alguns exemplos retirados do Facebook:



Muito interessante visualizar o efeito das fibras comparado a outros alimentos em nosso estômago! 
Começar as grandes refeições pela salada e o café da manhã pelas frutas faz toda a diferença quando o objetivo é a redução de peso.



Vale a pena assistir! Acompanhe a trajetória dos alimentos nesse vídeo bastante didático.

Licopeno


Tomate

O tomate é a principal fonte de licopeno na dieta humana. O licopeno é um pigmento vermelho que possui ação antioxidante, contribuindo na prevenção de doenças degenerativas, cardiovasculares e de certos tipos de câncer, especialmente o câncer de próstata.
O tomate pode ser consumido “in natura” em saladas, porém, quando cozido, tem a biodisponibilidade do licopeno aumentada, isto é, o aproveitamento desse pigmento pelo organismo será maior.


Muito utilizado na cozinha italiana, o molho de tomate, portanto, é rico em licopeno, e o complemento ideal para massas em geral.

As prateleiras dos supermercados estão repletas de molhos de tomate, mas preparar um delicioso e saudável molho caseiro é muito fácil:


Ingredientes


1 kg de tomates maduros
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
1 folha de louro 
1 l de água quente
1/4 xícara (chá) de azeite 
sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de Preparo

Lave bem os tomates em água corrente. Caso queira retirar a pele e as sementes do tomate faça assim: com uma faca, faça um corte em X na base de cada tomate cru. Coloque os tomates numa panela com água fervendo por 30 segundos. Prepare outra tigela com água e gelo. Com uma escumadeira, retire os tomates da panela e mergulhe-os na tigela. Pelo X, puxe a pele como se fossem quatro folhas.
Para retirar as sementes, corte os tomates na metade, horizontalmente, e, com o dedo indicador, retire-as com o suco que as envolve. Não enxague os tomates, pois a água leva junto parte do sabor. Corte os tomates em cubinhos.
Numa panela grande, coloque metade do azeite e leve ao fogo baixo para aquecer. Quando estiver quente, refogue a cebola até ficar transparente e acrescente o alho picado.
Em seguida, coloque todo o tomate picado na panela e misture bem,
acrescentando a água quente, o sal, pimenta-do-reino e a folha de louro ao molho.
Tampe a panela e deixe o molho cozinhar por cerca de 1 hora em fogo médio. Mexa de vez em quando, para não grudar, e verifique a água. Adicione um pouquinho de água quente, caso seja necessário. Quando o molho estiver pronto, regue com a metade do azeite que ficou reservada.
Utilize esse molho no macarrão ou na pizza, para almôndegas, moquecas e panquecas, com a certeza de estar incluindo em sua alimentação um nutriente com propriedades funcionais comprovadas.
Receita: Panelinha

Que delícias...