Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de maio de 2012

25


Maio já está no final... Mas hoje é dia 25, dia da novena da Santa Gravidez de Nossa Senhora!

 Se você está acompanhando a novena, segue a oração:




“Ó Maria, virgem Imaculada, Porta do Céu e causa da Nossa Alegria,
Respondendo com generosidade ao Anúncio do Arcanjo São Gabriel, Vós pudestes dar curso ao plano de Deus para nossa salvação. Vós fostes, pela Providência Santíssima desde toda a eternidade, constituída morada digna do Filho de Deus Encarnado. Pelo vosso “sim” e fidelidade ao Pai celeste, o Espírito Santo teceu em vosso ventre Jesus, nosso Senhor e Salvador.
Eis que desejando que o Filho de Deus que quis nascer em Vós, nasça também em meu coração e conceda-me o perdão de meus pecados, prostro-me aos vossos pés e vos imploro, com todo o fervor de minha alma, que vos digneis alcançar-me, do vosso Filho, a graça que tanto necessito… (colocar a graça)
Ouvi minha súplica, ó Virgem Santíssima, Vós que, perante o trono da Graça, sois a “Onipotência Suplicante”, enquanto vou meditando, com reverência e filial afeto, todos os momentos de dor e de alegria, de desolação e de providência, que vos acompanharam em vossa bendita e singular Gestação, na qual trouxestes em vosso ventre por nove meses o Filho do Deus Altíssimo.
Amém.”

Se você não conhece essa novena, visite aqui.

Que Nossa Senhora nos abençoe e passe na frente de todas as nossas necessidades!

Curtas e interessantes


Perda de peso


A perda de peso é um objetivo para grande parte da população de todo o mundo. A luta contra a obesidade e o sonho de alcançar o peso ideal, faz com que as pessoas se submetam a diversos tipos de dietas alimentares, muitas vezes de privação de nutrientes importantes, promovendo prejuízos graves ao metabolismo e organismo de forma geral.

Como perder peso sem prejudicar a saúde?

De acordo com pesquisa recente, um aumento no consumo de energia é visto como prováveis resultados de mudanças no sistema de controle de apetite. Sendo assim, o estudo obteve como meta investigar os efeitos do exercício de médio prazo sobre o apetite e perda de peso. De acordo com os resultados, a prática de exercícios está relacionada á perda de peso através de mudanças fisiológicas. No entanto, a perda de peso parece ser regulada por uma reposta de saciedade através da realização de alimentação adequada, contribuindo assim para a melhora do controle da saciedade.
O fracionamento das refeições é outro tema abordado para a perda de peso. Porém, deve ser feita de forma adequada e orientada, uma vez que estudo recente revelou que o aumento da frequência de refeições não promove perda de peso.
Sendo assim, a realização de refeições equilibradas e em frações adequadas durante o dia, além do desempenho de atividade física, são consideradas as melhores maneiras para a perda e controle de peso, deixando de lado dietas extremamente restritas em alimentos e quantidades.


 Importância do consumo adequado de fibras

O consumo de fibras colabora para o bom funcionamento do trato digestório, sendo necessário o consumo de líquidos em associação, para que se obtenha o efeito desejado. A falta desta ingestão está relacionada aos quadros de constipação, podendo gerar desconforto e demais complicação.


De acordo com estudo recente, não é dada a devida importância á constipação em idosos.
Outro estudo relata que a constipação é um sintoma comum durante a gravidez e ocorre muitas vezes devido a combinação de fatores hormonais e mecânicos que afetam a função gastrointestinal normal.
Deste modo o acompanhamento e orientação para a prevenção da constipação através da ingestão alimentar adequada deve ser tema constante, principalmente nos grupos de maior risco em apresentar constipação.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Por dentro dos Temperos - Parte I



Genericamente as essências, especiarias e ervas aromáticas são denominados temperos nas receitas doces e salgadas; substâncias importantes da arte culinária que a princípio eram utilizadas para conservar os alimentos eles são capazes de conferir um novo sabor aos alimentos ou realçá-lo em uma preparação, além de traduzirem hábitos regionais: o delicioso sabor da culinária baiana, encharcada de leite de coco, azeite de dendê e pimenta... O refinamento da comida francesa com seus vinhos e manteiga; o azeite, alho e açafrão, presentes na culinária espanhola e os inconfundíveis aromas afrodisíacos da cozinha indiana.
Os condimentos também acrescentam nutrientes importantes às preparações tais como vitaminas, minerais e substâncias anti-inflamatórias. Podem ser classificados em:
Essências são obtidas através da diluição de um extrato aromático em álcool etílico. Podem ser naturais, tais como as essências de baunilha, limão, hortelã, anis, menta e amêndoas ou sintéticas, que simulam o sabor natural.


Especiarias são diversos produtos de origem vegetal (flor, fruto, semente, casca, caule e raiz) de aroma ou sabor acentuado, normalmente utilizadas secas e reduzidas a pó.

Ervas aromáticas são plantas cujas folhas e outras partes verdes exalam aromas. Ao contrário das especiarias são utilizadas frescas.



Pessoas hipertensas que não podem usar o sal de cozinha, ou as que desejam evitar o excesso de sal, devem aproveitar os temperos que oferecem sabor e conferem um toque especial a alimentação diária.

continua...