Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Alfabeto Emocional


O Dr. Juan Hitzig, médico e professor de gerontologia da Universidade de Maomónides (Buenos Aires, Argentina), estudando idosos saudáveis, concluiu que além das características biológicas havia em comum entre todos eles determinadas condutas e atitudes.
Segundo ele cada pensamento gera uma emoção e cada emoção mobiliza um circuito hormonal que terá impacto nas trilhões de células que formam nosso organismo.
Serenidade, silêncio, sabedoria, sabor, sexo, sono e sorriso, promovem secreção de Serotonina e são as condutas denominadas “S” que geram atitudes “A”: ânimo, amor, apreço, amizade e aproximação.



Em contrapartida, as condutas chamadas “R”: ressentimento, raiva, rancor, repressão e resistência, facilitam a secreção de Cortisol, um hormônio corrosivo para as células, que além de acelerar o envelhecimento promovem atitudes “D”: depressão, desânimo, desespero, desolação.





Desse estudo pode-se concluir que muita serotonina e pouco cortisol circulando em nosso sangue é a chave para uma vida longa e saudável! O verdadeiro sangue bom!




Nenhum comentário:

Postar um comentário