Pesquisar este blog

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Açúcar vilão



O que você acharia de pagar mais caro por um produto que habitualmente consome e que pode trazer prejuízos à sua saúde? Pois bem, os impostos prometem ser a mais nova arma contra a obesidade.
Especialistas americanos em Nutrição pediram ao governo dos EUA que taxem as bebidas açucaradas com um novo imposto, cuja arrecadação ajudaria a financiar parte da reforma da saúde em andamento naquele país. É claro que a indústria já reforçou seus lobbies em Washington, pois essa medida já vem sendo debatida há algum tempo, mas nunca foi aprovada.
Esse imposto seria aplicado sobre os refrigerantes, chás preparados, sucos e bebidas energéticas, sem incluir as bebidas dietéticas. As bebidas açucaradas são bombas calóricas, repletas de açúcar, substância que pouco sacia e responsável pelos elevados índices de diabetes, doenças cardíacas, gota e cáries na população mundial. Além disso, os consumidores bebem refrigerantes em detrimento ao consumo de frutas ou sucos de frutas naturais sem adição de açúcar (assim fica complicado mesmo consumir 5 ao dial !). Existe uma separação psicológica entre as calorias líquidas e as sólidas. Para muitos, tomar um refrigerante não é interpretado como ingerir algo que não está dentro do contexto de uma alimentação saudável. 
A Islândia aprovou o aumento dos impostos sobre o açúcar e os alimentos altamente açucarados desde setembro de 2009: de 7% do IVA (imposto sobre o valor agregado) que se aplica sobre os produtos normais, a taxa sobre os produtos com açúcar passou a 25,5%. Nos EUA continua em debate. Será que chega ao Brasil?

3 comentários:

  1. Olá Claudia!!
    Seu blog está muito bom! Gostei do layout, discreto e com muito bom gosto, assim como você! Os assuntos são interessantes para todo mundo e você escreve de maneira muito legal! Parabéns, continue assim!!

    Beijocas :3

    ResponderExcluir
  2. Eu sou a favor de aumentar os preços dos refrigerantes e sucos industriais semi-prontos!!!... na verdade eu sou a favor de diminuírem os preços dos sucos naturais! haha

    beijo, Cláudia!

    ResponderExcluir