Pesquisar este blog

sábado, 21 de abril de 2012

Contra a gripe



Com a chegada do outono/inverno a temperatura começa a baixar e o risco de pegar uma gripe aumenta. Ficar em ambientes fechados por mais tempo facilita a contaminação. Além de frequentar locais arejados, manter as mãos limpas e tomar a vacina quando indicado, podemos contar ainda com a proteção que vem dos alimentos. Alguns nutrientes não podem faltar no cardápio:

Cenoura, abóbora, tomate, goiaba, kiwi, laranja e mamão – são ricos em vitamina A e C, nutrientes que fortalecem a imunidade.

Gengibre – contém substâncias que têm ação antiviral, além de zinco e vitamina C, que são antioxidantes e estimulam o sistema imunológico.

Nozes, castanha do pará e de caju, amêndoa, avelã e pistache – ricos em vitamina E, selênio e zinco, minerais envolvidos diretamente na defesa às infecções.


Peixe, carnes e ovos – ricos em proteína, ajudam na produção de anticorpos.


Probióticos (iogurte e leite fermentados) – possuem bactérias que contribuem para o bom funcionamento intestinal aumentando a resistência do organismo.


Então tá combinado: alimentação balanceada, atividade física moderada e sono de qualidade são poderosas armas contra a gripe.


2 comentários:

  1. Aqui em Buenos Aires o frio é mais rigoroso, e isso facilita a propagação do vírus e aumentam as chances de pegar uma gripe.

    Não tenha dúvidas que suas dicas foram de grande ajuda, Cláudia! :) Informações e sugestões que não sabia agora vão me ajudar a evitar a infecção, e isso vai me poupar muitos remédios e más disposições.

    Pode acreditar que eu já fiz uma listinha de compras mais saudável para minha próxima ida ao supermercado.

    Um abraço!

    Rafael

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Rafael! É uma luta das nossas defesas contra tantos de vírus e bactérias, você está certo, com o frio que faz aí não pode vacilar, lembra da história do armário (galocha, guarda-chuva, etc..), é por aí!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir