Pesquisar este blog

domingo, 24 de junho de 2012

Licopeno


Tomate

O tomate é a principal fonte de licopeno na dieta humana. O licopeno é um pigmento vermelho que possui ação antioxidante, contribuindo na prevenção de doenças degenerativas, cardiovasculares e de certos tipos de câncer, especialmente o câncer de próstata.
O tomate pode ser consumido “in natura” em saladas, porém, quando cozido, tem a biodisponibilidade do licopeno aumentada, isto é, o aproveitamento desse pigmento pelo organismo será maior.


Muito utilizado na cozinha italiana, o molho de tomate, portanto, é rico em licopeno, e o complemento ideal para massas em geral.

As prateleiras dos supermercados estão repletas de molhos de tomate, mas preparar um delicioso e saudável molho caseiro é muito fácil:


Ingredientes


1 kg de tomates maduros
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
1 folha de louro 
1 l de água quente
1/4 xícara (chá) de azeite 
sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de Preparo

Lave bem os tomates em água corrente. Caso queira retirar a pele e as sementes do tomate faça assim: com uma faca, faça um corte em X na base de cada tomate cru. Coloque os tomates numa panela com água fervendo por 30 segundos. Prepare outra tigela com água e gelo. Com uma escumadeira, retire os tomates da panela e mergulhe-os na tigela. Pelo X, puxe a pele como se fossem quatro folhas.
Para retirar as sementes, corte os tomates na metade, horizontalmente, e, com o dedo indicador, retire-as com o suco que as envolve. Não enxague os tomates, pois a água leva junto parte do sabor. Corte os tomates em cubinhos.
Numa panela grande, coloque metade do azeite e leve ao fogo baixo para aquecer. Quando estiver quente, refogue a cebola até ficar transparente e acrescente o alho picado.
Em seguida, coloque todo o tomate picado na panela e misture bem,
acrescentando a água quente, o sal, pimenta-do-reino e a folha de louro ao molho.
Tampe a panela e deixe o molho cozinhar por cerca de 1 hora em fogo médio. Mexa de vez em quando, para não grudar, e verifique a água. Adicione um pouquinho de água quente, caso seja necessário. Quando o molho estiver pronto, regue com a metade do azeite que ficou reservada.
Utilize esse molho no macarrão ou na pizza, para almôndegas, moquecas e panquecas, com a certeza de estar incluindo em sua alimentação um nutriente com propriedades funcionais comprovadas.
Receita: Panelinha

Que delícias...






Nenhum comentário:

Postar um comentário