Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Curtas e interessantes


Perda de peso


A perda de peso é um objetivo para grande parte da população de todo o mundo. A luta contra a obesidade e o sonho de alcançar o peso ideal, faz com que as pessoas se submetam a diversos tipos de dietas alimentares, muitas vezes de privação de nutrientes importantes, promovendo prejuízos graves ao metabolismo e organismo de forma geral.

Como perder peso sem prejudicar a saúde?

De acordo com pesquisa recente, um aumento no consumo de energia é visto como prováveis resultados de mudanças no sistema de controle de apetite. Sendo assim, o estudo obteve como meta investigar os efeitos do exercício de médio prazo sobre o apetite e perda de peso. De acordo com os resultados, a prática de exercícios está relacionada á perda de peso através de mudanças fisiológicas. No entanto, a perda de peso parece ser regulada por uma reposta de saciedade através da realização de alimentação adequada, contribuindo assim para a melhora do controle da saciedade.
O fracionamento das refeições é outro tema abordado para a perda de peso. Porém, deve ser feita de forma adequada e orientada, uma vez que estudo recente revelou que o aumento da frequência de refeições não promove perda de peso.
Sendo assim, a realização de refeições equilibradas e em frações adequadas durante o dia, além do desempenho de atividade física, são consideradas as melhores maneiras para a perda e controle de peso, deixando de lado dietas extremamente restritas em alimentos e quantidades.


 Importância do consumo adequado de fibras

O consumo de fibras colabora para o bom funcionamento do trato digestório, sendo necessário o consumo de líquidos em associação, para que se obtenha o efeito desejado. A falta desta ingestão está relacionada aos quadros de constipação, podendo gerar desconforto e demais complicação.


De acordo com estudo recente, não é dada a devida importância á constipação em idosos.
Outro estudo relata que a constipação é um sintoma comum durante a gravidez e ocorre muitas vezes devido a combinação de fatores hormonais e mecânicos que afetam a função gastrointestinal normal.
Deste modo o acompanhamento e orientação para a prevenção da constipação através da ingestão alimentar adequada deve ser tema constante, principalmente nos grupos de maior risco em apresentar constipação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário